A origem da palavra Fuleco.

Nos últimos dias o assunto mais comentado, compartilhado e divulgado na grande mídia tem sido a polêmica em torno do nome escolhido para a Mascote da Copa do Mundo. Um simpático Tatu-Bola com um nome um tanto diferente.

Até aí tudo bem, o que causou euforia entre os internautas foi quando se descobriu a origem do nome, o que era para ser apenas uma junção de duas palavras, nada mais é do que um palavrão ou uma das maneiras de chamar o famoso orifício circular corrugado e cheio de pregas que todos nós temos. Se você não entendeu o que estamos dizendo vai tomar no Fuleco! (desculpem, não estamos xingando ninguém estamos apenas te ajudando a entender o que quer dizer o nome Fuleco).

Para você entender o nome Fuleco vem de tempos remotos do Brasil Colônia, era como os portugueses convidavam as escravas e as cortesãs para as diversões nas alcovas, esse apelido esteve muito em moda até os anos 40 quando perdeu seu uso.

A capa do disco “Todos os Olhos” com um grande Fuleco. Era a tentativa de resgatar o orgulho do Fuleco Nacional.

Anos mais tarde houve uma nova tentativa do nome ser aceito no dicionário “Aurélio quando o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas proibiu que se falasse esse nome em locais públicos ou freqüentado por mulheres. O que fez o termo cair no Ostracismo e  nos anos que se seguiram o termo Fuleco só ressuscitou quando no ano de 1973 Tom Zé  estampou na capa de seu álbum “Todos os Olhos” um fuleco de uma amiga dele, quando Tom Zé se viu tendo que inventar uma história e acabou mudando a versão de sua polêmica capa por causa da censura. Outros artistas que pertenciam a uma vertente mais purista da cultura nacional cunharam muito a expressão Fuleco, como Bezerra da Silva que dizia” Pobre só toma no Fuleco” e tantos outros artistas como Tim Maia que quando fez a música “Chocolate” ele estava tentando passar a mensagem:

“Chocolate! Chocolate! Chocolate! Eu só quero chocolate. Só quero chocolate. Não adianta vir com Guaraná Prá mim é chocolate. O que eu quero beber…(2x)”

Se você trocar as palavras Chocolate por Fuleco, você entenderá o real sentido da mensagem oculta por Tim Maia na música.

Segundo analise do professor de História Brasileira e Folclore Roberto Cabral Netto.  Esse boneco tem um nome do orifício circular corrugado, localizado na parte intero – lombar da região glútea, só serve para uma coisa virar piada e chacota com as pessoas. Onde já se viu, vai colocar o Fuleco do povo brasileiro espalhado pelo mundo, na boca do povo?

Precisamos resgatar nossa cultura, o Fuleco é nosso e não devemos aceitar isso.

Que absurdo, pelo jeito vai levar ânus para mudar a cabeça do povo!



  • Compartilhe


  • Sacizentos



  • Divulgue



  • Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!